segunda-feira, 1 de maio de 2017

The Secret Circle - The Initiation

Um Segredo mal guardado...


The Secret Circle é uma coleção da autora L. J. Smith, que também escreveu as séries The Vampire Diaries e Night world. Esta coleção inicia-se com o livro The Initiation.

O meu exemplar está em inglês e é uma compilação do primeiro volume e parte do segundo, intitulando-se The Initiation and The Captive Part 1.



Primeiramente, vou apenas apresentar-vos a minha opinião relativa a The Initiation, mas, em breve, publicarei a opinião relativa a The Captive Part 1.

No início, encontramos Cassie de férias. No entanto, está absolutamente aborrecida e só deseja voltar para casa. A melhor parte das férias foi ajudar um rapaz a escapar de outros dois rapazes que o perseguiam.

Esse rapaz, cujo nome desconhecia, ofereceu-lhe, como agradecimento pela sua ajuda, uma pedra, afirmando que a protegeria. Ele era misterioso, como se conseguisse ler os seus pensamentos.

Cassie fica destroçada quando a sua mãe lhe conta que não voltarão para casa. Mudar-se-ão para a casa da sua avó, que a jovem não conhecia. 

Na sua nova vida, esta rapariga é atormentada e, ao mesmo tempo ajudada por pessoas que, mais tarde, descobriria que pertencem ao "Clube". Após uma série de peripécias e sentimentos contraditórios, Cassie descobre a verdade acerca do "clube" e de si própria. 

Cassie encontra-se, agora, num mundo ao qual estava destinada a pertencer desde o seu nascimento. Com muitos segredos por desvendar, esta rapariga tem de ganhar coragem e enfrentar o desconhecido.

Devo dizer que fiquei um pouco desiludido com esta obra. Esperava algo mais. Mais uma vez,  tinha a mente toldada pela adaptação televisiva desta saga literária, intitulada The Secret Circle. A história foi totalmente alterada: na série a mãe de Cassie tinha morrido, por exemplo.

Quanto ao livro, achei a linguagem simples, embora sentisse alguma dificuldade em distinguir pensamentos de diálogo, uma vez que ambos estão integrados na narração.

A personagem que mais me surpreendeu foi Faye, uma rapariga cuja missão parecia tornar a vida de Cassie num inferno. A de Cassie e a de todos, era implacável e quase cruel.

Achei o enredo um pouco estagnado. Apesar das inúmeras peripécias que vão acontecendo, a ação decorre num espaço de tempo muito curto. Penso que a autora nos quer mostrar tudo o que Cassie sentiu e viu, mas por vezes torna-se um pouco aborrecido ver os pequenos pormenores explicados de forma demasiado profunda. 

Algo que já percebi ao ler outras obras da autora é que os livros não acabam. A coleção é como um grande livro que simplesmente foi dividido em partes mais pequenas, ou seja, em vários livros. Por essa razão, The awakening não tem conclusão, nem que parcial, começando o segundo volume exatamente onde este terminou.

Ainda não consegui decidir se gosto ou não desta forma de escrita. Por um lado, não gosto do final porque, como já referi, não há qualquer conclusão, por outro, sinto uma necessidade enorme de ler o próximo livro, fico totalmente agarrada. 

Noutra perspectiva, este tipo de escrita faz com que a leitura da coleção tenha de ser seguida, pois não há qualquer contextualização, havendo o risco de nos esquecermos do que se passou anteriormente. 


Tendo em conta o quanto gostei da série televisiva, vou continuar a ler esta coleção, esperando que os próximos livros me surpreendam mais que este volume.

15 comentários:

  1. Eu já li The Vampire Diaries e achei a leitura um pouco cansativa, acho que é justamente pelo que você relatou na postagem. Acho que é porque sou muito ansiosa e sempre acredito que no final do livro, tudo se resolverá. E fico sempre com a mesma sensação de querer ler o próximo para verificar como continuará a trama.

    ResponderEliminar
  2. Nossa que tristes esses apontamentos =\ coleção que parece um livro inteiro fragmentado deixa muito chato =s a história me pareceu bem interessante, mas pareceu raro pela resenha. Ser estagnado tb é um grande pecado. Acho que a fragmentação ajuda nessa curiosidade né, é tipo uma série mesmo. Quando termina com uma grande continuação é q vc mais quer continuar assistindo rsrs

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes a gente ver a série e gosta, e quando vai ler o livro fica com algumas coisas diferentes. É muito ruim ler um livro e o livro não traz a expectativa que esperava. Espero que você goste dos próximos livros e se surpreenda bjs.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Já comecei a assistir a série desse livro e confesso que não me conquistou e deixei ela pela metade.Pelas características apontadas, o livro não deve ser muito diferente.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Olá adorei a resenha a premissa do livro já chama muita atenção, gostei bastante, beijos!

    ResponderEliminar
  6. Sempre tive uma certa curiosidade sobre esse livro e agora to vendo a serie mas sem duvidas vou ir para o livro, amei sua resenha parabéns !

    ResponderEliminar
  7. Já vi a série, mas não tive vontade de ler o livro!
    Obrigada pela resenha!
    Veronica.

    ResponderEliminar
  8. rapariga, aqui em fortaleza ( rsrs) gostei, ótima resenha sucesso!

    ResponderEliminar
  9. olá!
    AMEI SUA RESENHA E SUA SINCERIDADE!parece QUE O LIVRO É MUITO DIFERENTE DA SERIE NÉ?

    ResponderEliminar
  10. Adorei a resenha, estou à muito tempo tanto para ler o livro como ver a série de tv! Mas cada vez a vontade é maior!!

    ResponderEliminar
  11. Eu geralmente se leio o livro não vejo o filme, ou a série ... porque um nunca faz jus ao outro.Realmente as vezes se torna decepcionante mesmo ...
    Bjs (•‿•)

    ResponderEliminar
  12. Acredito que seja assim mesmo em grande parte, muitos livros não fazem o sucesso nos filmes, mas é também chato quando a gente espera muito de um livro e ele não nos corresponde, eu as vezes procuro ler ele de novo em outro momento

    Beijos
    Rafael

    ResponderEliminar
  13. Os filmes ou séries nunca vão além de nossas expectativas, sempre falta alguma coisa. Conheço a autora e já cheguei a ver essa capa em algum lugar, porém nunca tive vontade de ver.

    ResponderEliminar
  14. Suas impressões do livro foram bem sinceras, a premissa da leitura até que me chamou a atenção, mas seus apontamentos pesam para minha opinião! Continue lendo e nos traga informações se realmente vale a pena!

    ResponderEliminar
  15. E super chato quando ocorre esse tipo de coisa, comigo ja conteceu sim sendo que o livro tinha um conteudo bem mais anplo do que o filme.

    ResponderEliminar